JUN 2018
Concept desenvolvido para o processo seletivo do programa Você Nasceu Pra Isso da Globo.com, em 2018.
Para mim, o design é uma das ferramentas de maior potência na sociedade, em especial para recentes democracias como o Brasil - que estão sob constante ameaça. Quando se trata de eleições, a transparência de informações é um direito importantíssimo da nossa cidadania. Mas como exercê-lo em um contexto com tamanha profusão de falsas informações e alto "desinteresse" por política? 

Tive a oportunidade de me debruçar sobre essas questões durante o desafio "Você Nasceu Pra Isso" da Globo.com, unindo três dos assuntos que mais gosto em um único case - design, pesquisa e política - para entregar um concept de um novo produto para cobertura do G1 das Eleições de 2018. Além de conceituar e "rabiscar" uma interface para o projeto, era preciso também apresentar métodos de gestão e avaliação para o produto.  

Apesar de ter efetuado um bom feedback no desafio e um exercício projetual muito divertido, o concept não me garantiu uma vaga na equipe da globo.com, mas foi porta para excelentes contatos posteriores.

Segue a pesquisa e conceito do projeto na íntegra
O atual fluxo de informações em rede cria novos desafios para os grandes portais de comunicação, especialmente no âmbito político. No Brasil, são muitas as pessoas com dificuldade em entender o sistema político que acreditam e compartilham manchetes sensacionalistas sem checar a fonte. A pesquisa "O Dilema do Brasileiro" da FGV DAPP¹, revelou que na preferência entre portais de notícias e redes sociais como fonte de informação a diferença é de apenas 2%. "O Sonho Brasileiro da política", pesquisa realizada pela BOX1824², mostra que os jovens se conectam pela política através de causas, construindo novas maneiras de participação política, online e participativa.

Nesse contexto, se manter relevante é também saber adaptar o conteúdo ao usuário e aprender com as pessoas além dos números.

É com esse cenário em mente que trago como proposta o "Eleitor Stalker". Produto com objetivo de manter a relevância do G1 como fonte segura de notícias e aproximar um público jovem que não tem acesso ou disposição para consultar em fontes confiáveis as informações que o permitem escolher melhor em quem votar.
O produto apropria a linguagem visual das redes sociais para exibir as notícias do G1 redesenhadas para esse público. No perfil, é possível ver as últimas ações do candidato durante o período eleitoral e as causas que o mesmo apoia. Declarações e votos em projetos de lei, pessoas/partidos que o candidato se relacionou recentemente, por exemplo, são exibidos como posts. Os usuários que optarem por logar com o Facebook ou conta da Globo.com, poderão receber notificações de novos posts dos perfis que seguir. Há ainda, a interação de curtir ou descurtir os posts dos perfis. Disponível para qualquer usuário, essa interação serve como um indicador da opinião pública para as ações dos candidatos.
Com esse projeto, o G1 se mantém com um conteúdo pertinente ao levar a notícia como serviço de utilidade pública para quem tem dúvida na hora de escolher em quem votar, com uma linguagem fácil e acessível a todos. ​​​​​​​
Consequentemente, a Globo.com preserva a imagem de uma empresa que entende de inovação em seu sentido primário usando inteligência humana aliada à tecnologia.

Dá uma olhada nesses também:

Back to Top